sábado, 11 de abril de 2009

Grandes erros em uma pequena notícia

Foto de celular: vcheregatiÉ de apavorar os erros tanto ortográficos, como de informação, em boa parte das notícias dos sites relacionados aos jornais baianos. Senão, vejamos. Observem esta postagem publicada neste sábado, 11 de abril, às 13h34, no Correio* On Line:

Colisão entre moto e carro deixa motociclista ferido na Paralela
Redação CORREIO

Na manhã deste sábado (11), por volta das 12h40, houve uma colisão entre o Palio e um Gol, na avenida Juracy Magalhães, próximo ao Hospital Aliança. O acidente não deixou vítimas, segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador).

Ainda de acordo com o órgão, colisão entre uma moto e um veículo que aconteceu nesta manhã, por volta também das 12h40, deixou o motociclista ferido, na avenida Paralela próximo ao Hipermercado Extra. Uma viatura da Transalvador foi deslocado para o local para prestar socorro às 13h.
Até às 13h15, não haviam maiores esclarecimentos sobre os dois casos.

Que maravilha, hein??? Vamos por partes:

1º) Se o acidente ocorreu por volta das 12h40, logo, ele aconteceu na parte da tarde, e não da manhã, até porque já havia se passado 40 minutos entre o período que divide o tempo matutino do vespertino, certo? Alguma objeção?

2º) Duvido muito que o Palio envolvido no acidente seja o único de Salvador. Dessa forma, a referência tem que ser feita a UM Palio e não a O Palio;

3º) Uma viatura da Transalvador foi deslocado ou deslocada? A nova ortografia teria mudado as regras da concordância também? Será?

4º) Este é um vício recorrente: o das maiores informações... As informações não são maiores ou menores. Elas são mais ou são menos. Neste caso em específico, o órgão de trânsito não possuía mais informações para prestar ao (a) colega jornalista, penso eu. Simples assim.

5º) No mais, jornalisticamente falando, faltam informações mais precisas sobre os acidentes. Qual é a identificação do motociclista? E se ele for o meu irmão, que saiu de moto hoje pela Paralela e até agora não voltou para casa? Daí, eu abro a página deste site e vejo esta notícia assim, sem profundidade alguma, "dada" apenas por dar. Será que eu vou ficar preocupado? E a minha mãe, que tem problema de angina, mas vive acessando a internet na ilusão de que estará bem informada?

Moral da história: é menos trabalhosa a função de limpar peixes no Alaska, do que ser revisor ou ombudsman de um destes veículos. Ganha-se pouco, trabalha-se demais.

Demais da conta...

Nenhum comentário: