sexta-feira, 3 de abril de 2009

Internacional completa cem anos neste sábado

Foto: Crystian Cruz
Glória do desporto nacional/Óh, Internacional/Que eu vivo a exaltar... Este sábado, 4 de abril, é uma data muito especial para o futebol brasileiro, em especial o gaúcho: há exatos cem anos, nascia o Sport Club Internacional, que mais tarde estaria entre os grandes clubes do país. Ao longo de sua trajetória centenária, o colorado faturou todos os títulos que disputou, sendo que permanece entre o grupo seleto dos times que jamais foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, feito que divide com o Cruzeiro, Flamengo, São Paulo e Santos.


A semana festiva em memória do centenário do Inter foi a melhor possível. Desde o jogo da Seleção Brasileira contra o Peru, no Beira-Rio, na quarta-feira, passando pelos jantares nos consulados do clube por todo o Brasil, até a confirmação do show de Ivete Sangalo, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho, para 17 de dezembro, no estádio colorado - sim, porque a festa terá prosseguimento até o final deste ano histórico.


Neste sábado, às 22h30, a ESPN Brasil exibe um documentário sobre a história do Inter, repleto de entrevistas com os grandes nomes do "clube do povo" ao longo dos tempos, como o craque Nena, um dos cérebros do antológico Rolo Compressor, time que jogava por música nas décadas de 1940 e 1950, simplesmente atropelando os adversários.




E a máquina dos anos 1970? Manga, Cláudio Duarte, Dom Elias Figueroa, Hermínio (Marinho Perez) e Chico Fraga; Caçapava, Falcão, Batista (Carpeggiani) e Mário Sérgio; Valdomiro (Lula) e Dadá Maravilha. Houve algum time mais completo na história do futebol nacional? Foi nessa época que o Internacional sagrou-se campeão brasileiro invicto (1979), feito que nenhum outro clube alcançou até hoje.


Os anos difíceis entre 1980 e 2000, quando o Inter ganhou um único título nacional, a Copa do Brasil de 1992, parecem ter servido apenas como um grande período de provação para o colorado, que escreveria seu nome com letras douradas na história do futebol do mundo a partir de 2006, quando foi campeão da Libertadores da América e campeão mundial em cima do poderoso Barcelona. Como se não bastasse, conquistou a Recopa Sul-Americana de 2007 e a Copa Sul-Americana em 2008 (único brasileiro a conquistá-la).


Parabéns, Internacional!

Sempre serás vitorioso, porque a tua força está em cada um de nós, onde quer que estejamos!

Nenhum comentário: