sexta-feira, 17 de julho de 2009

"Não foi um bom casamento", afirma Talese, sobre a relação imprensa x governo Bush

"Não foi um bom casamento". Foi dessa forma que o jornalista norte-americano Gay Talese, tido como o "Picasso das reportagens", definiu a relação do governo do ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush com a imprensa do seu país de origem, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, que vai ao ar às 22h10 de segunda-feira, 20 de julho.
Na concepção de Talese, depois dos ataques de 11 de setembro, a imprensa norte-americana abraçou a causa anti-terrorista e o jornalismo se enfraqueceu. Ao abordar o "fazer jornalístico", Talese afirmou que o jornalismo não é feito de perguntas e respostas. "Circule, veja as pessoas, você vai encontrar outras histórias", exemplificou.
O autor de clássicos do movimento New Journalism, como Fama e Anonimato; O Reino e o Poder; e A Mulher do Próximo, Talese também relatou a entrevista que fez com Fidel Castro, a bordo de um avião. “Foi uma entrevista não-verbal. Feita basicamente por observação. Fidel Castro é uma personalidade com grande caráter”, declarou.
Exibido às 22h10, nas segundas-feiras, o Roda Viva será apresentado, excepcionalmente por Paulo Markun. Entre os jornalistas convidados para a bancada estão Carlos Eduardo Lins da Silva (ombudsman da Folha de S. Paulo); Regina Echeverria (jornalista); Humberto Werneck (jornalista e escritor); e Caio Túlio Costa (jornalista e professor de Jornalismo na Cásper Líbero e consultor de Novas Mídias). A edição será legendada.
*Com informações do portal Comunique-se

Nenhum comentário: