sábado, 4 de julho de 2009

O presidente do Grêmio deveria expulsar os racistas; a delegada deveria prendê-los

Não bastou o atacante argentino Maxi Lopes, do Grêmio, ter xingado o jogador Elicarlos do Cruzeiro de macaco, durante a primeira partida das semifinais da Taça Libertadores da América, há duas semanas, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. Na quinta-feira, 2 de julho, alguns torcedores do clube gaúcho, situados nas sociais do estádio Olímpico, em Porto Alegre, imitaram os sons emitidos pelo animal a partir do momento em que Elicarlos, que é negro, aquecia para entrar no gramado, no segundo jogo da decisão entre as duas equipes.
Sobre este fato, o presidente do Grêmio, Duda Kroeff, afirmou ao portal CLicRBS: "Quero ver essas pessoas identificadas e punidas. Se forem sócios, serão expulsos do Grêmio e impedidos de voltar ao Olímpico. O Grêmio não é um clube racista!".
A 2ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, por meio da delegada Adriana Regina da Costa, requisitará fitas de vídeo ao Grêmio com o objetivo de identificar os torcedores que imitaram um macaco quando o jogador do Cruzeiro estava prestes a estar em campo.
Ao que me parece, os tais "torcedores", se é que eles merecem serem chamados assim, esqueceram dos jogadores negros que honraram como poucos a camisa estrelada do Grêmio, como Everaldo, Alcino e Ronaldinho Gaúcho, apenas para citar alguns. Discordo que a instituição Grêmio seja racista. Mas muitas vezes presenciei tanto no estádio Beira-Rio, como no Olímpico, gestos racistas de parte da torcida gremista, que costuma chamar os colorados de "macacos" ou "macacada", certamente uma alusão ao fato de que a maioria dos negros do Rio Grande do Sul torcem para o Inter.
Eu espero, sinceramente, que o presidente Kroeff expulse esses racistas travestidos de torcedores do Grêmio, e que a delegada Adriana os prenda na 2ª DP. Do contrário, começa a ser fixada a estigma de que o tricolor gaúcho é um clube racista, e que os seus torcedores também o são.
Expulsão do clube e cadeia neles!

Nenhum comentário: