sábado, 8 de agosto de 2009

Dia Internacional dos Povos Indígenas é celebrado neste domingo*

Foto: armandoaanache

As Nações Unidas celebram neste domingo, 9 de agosto, o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Numa mensagem para marcar a data, o diretor-geral da Unesco, Koichiro Matsuura, afirmou que comunidades em todo o mundo pedem desenvolvimento aliado à preservação da cultura e identidade das aldeias.

A indigenista, Samia Rogers Barbieri, afirmou à Rádio ONU, que os índios têm direito a se desenvolver como querem, o que inclui a adaptação à vida na cidade como qualquer outro cidadão, sem o risco de perder sua cultura.

Reconhecimento

"O indígena sabe que ele é diferente. Ele permanece como indígena. Mas ele vai ser, atualmente, o indígena médico, advogado, vai morar na cidade. E como ele conseguirá manter o seu reconhecimento? Esta questão de a gente dizer que ele não vai ser mais índio, vai perder a identidade, não procede. Ele sabe que ele é filho da mãe-terra, o que ele é e representa, que ele tem uma cosmovisão. Essa é uma questão da intelectualidade", defendeu.

Ecossistemas e Culturas

Segundo a ONU, os indígenas formam cerca de 5% da população mundial. Mas muitos povos vivem marginalizados e sem direitos básicos. Uma outra preocupação da Unesco é a destruição de ecossistemas e culturas que afetam os indígenas diretamente.

No Dia Internacional dos Povos Indígenas, a Unesco voltou a pedir que a comunidade internacional promova um diálogo ainda mais genuíno com os índios de todo o mundo.

Ouça esta notícia em Podcast

*Com informações da Rádio ONU

Nenhum comentário: