quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Os degraus

Minha colação de grau, referente a conclusão do curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo será realizada nesta quinta-feira, 20 de agosto, a partir das 19h, no auditório Zélia Gattai do Centro Universitário Jorge Amado/UniJorge, em Salvador.
A grande solenidade está marcada para 14 de outubro, no espaço Iemanjá do Centro de Convenções da capital baiana, o que significa dizer que o evento de logo mais à noite é o institucional, enquanto o outro, previsto para daqui a dois meses é simbólico, embora mais refinado.
Algumas pessoas me perguntam como estou me sentindo nesse exato momento. Respondo que não estou realizado, tampouco contente e/ou feliz. Eu penso que os sentimentos de realização, contentamento e felicidade são muito perigosos e, portanto, não faço questão de alimentá-los. Em verdade, não são sentimentos. São estados de espírito. Não sou feliz ou triste. Às vezes, estou feliz ou triste. O mesmo vale para os outros dois citados. Nada é tão constante. O mundo de ilusões não combina comigo. Eu jamais "estarei" realizado, conformado e satisfeito. São processos em construção constante.
Mas sei valorizar a importância do momento que se aproxima. A palavra é essa: é importante para a minha trajetória. Ainda mais quando se leva em conta de onde vim e como cheguei até aqui. Não é a toa que sou o primeiro universitário de minhas duas famílias (a materna e a paterna). É algo significativo, porque estou chegando a um patamar que eu considero mínimo, sim, mas que ao mesmo tempo ainda não havia sido alcançado pelos meus próximos.
Mas não será este o último degrau. E também não é o primeiro. Há pouco tempo, eu estava me formando no Jardim de Infância, lá na escola municipal da Barra da Lagoa, em Florianópolis (SC). Não faz muito que concluí o ensino fundamental, numa cerimônia realizada na Igreja de São José Operário, no centro de Alvorada (RS). Depois, veio o final do ensino médio, sob os olhares atentos dos oficiais do Colégio da Polícia Militar, na Av. Dendezeiros, no Bonfim, em Salvador. E agora, daqui a pouquinho, serei graduado no ensino superior, como jornalista.
É importante? É. Mas eu já estou pensando naqueles degraus que agora estão acima.

Nenhum comentário: