quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A Rua dos Cataventos - por Mário Quintana*

Céu de Porto Alegre/Foto: Vejo tudo e não morro

Para Juliano, Geovane, Emerson e Jéferson (in memorian)

Gadêa... Pelichek... Sebastião... Lobo Alvim...
Ah, meus velhos camaradas!
Aonde foram vocês? Onde é que estão
Aquelas nossas ideiais noitadas?
Fiquei sozinho... Mas não creio, não,
Estejam nossas almas separadas!
Às vezes sinto aqui, nestas calçadas,
O passo amigo de vocês... E então

Não me constranjo de sentir-me alegre,
De amar a vida assim,
por mais que ela nos minta...
E no meu romantismo vagabundo
Eu sei que nestes céus de Porto Alegre
é para nós que inda São Pedro pinta
Os mais belos crepúsculos do mundo!...

*Excerto nº 14 do livro A Rua dos Cataventos. Porto Alegre: Globo, 1940; Editora da UFRGS, 1992.

Nenhum comentário: