sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Um sábado especial


Este sábado, 19 de setembro, é um dia mais do que especial para os gaúchos que moram em Salvador, como este blogueiro que vos escreve - é um dia necessário. Em plena Semana Farroupilha, às vésperas do 20 de setembro, data em que a paz foi selada na Guerra dos Farrapos (1835-1845), o Internacional vem a capital baiana, para enfrentar o Vitória pelo Campeonato Brasileiro.

A programação inclui churrasco no Centro Gaúcho da Bahia, situado no bairro Boca do Rio, em Salvador. Depois do almoço, já por volta das 15h30, dois ônibus de viagem levarão os colorados até o estádio Manoel Barradas (Barradão), palco da 'peleia' entre gaúchos e baianos a partir das 18h30. A Polícia Militar da Bahia fará a nossa escolta tanto na ida como no retorno, como forma de prevenção a possíveis confrontos com os torcedores da casa (majoritários).

Trata-se de um dia muito especial, reafirmo. Um sábado para nós rio-grandenses ouvirmos a música da nossa terra, dividir os feitos de nossa gente, falar dos parentes que lá permanecem, e de todos os laços que nos unem a eterna Província de São Pedro.

Espero, sinceramente, que a paz reine no Barradão. Torço para que a civilidade esteja com rubro-negros e alvirrubros. Não há mais cabimento para os conflitos nos estádios. Precisamos estar desarmados. Queremos paz. Desejamos as belas jogadas de D'Alessandro, Taison, Ramon e Leandro Domingues. Festejaremos nossas cores e bandeiras preferidas, mas sem inflamarmos a fúria impulsiva do outro. Deixaremos os foguetes e demais explosivos de fora da festa, porque barulho algum deve ser mais efusivo do que o dos nossos gritos. Gritos de amor e de paz.

Paz semelhante a selada em Dom Pedrito (RS), terra dos meus avós, há 174 anos.

Nós precisamos é de uma revolução na mentalidade.

Nenhum comentário: