sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Meu coração carnavalesco está em Porto Alegre

Imagem: site oficial da Bambas da Orgia




Meu coração carnavalesco está em Porto Alegre. Que ironia! Mas como é que o blogueiro tem coragem de fazer uma afirmação dessas, mesmo morando em Salvador - capital mundial dos festejos de momo? Pois é. O problema é que sou um aficcionado pelos desfiles das escolas de samba, em especial, pela minha Bambas da Orgia, águia altaneira, agremiação com o maior número de títulos conquistados, além de ter sido a pioneira, fundada em 6 de maio de 1940.


Boa parte de meus familiares sempre foram apaixonados por carnaval. Quantas vezes minha mãe, que é carioca (portelense lá no Rio), se viu preparando lanches durante o dia, a fim de levar minha irmã e eu para virar a noite na Av. Augusto de Carvalho, onde os desfiles das escolas de samba de Porto Alegre eram realizados até pouco tempo, antes da construção do Complexo Cultural do Porto Seco?


Eu já era fascinado pelo carnaval desde criança. Decorava os sambas-enredo de todas as escolas, analisava qual delas trazia os carros alegóricos mais gigantescos e belos, as fantasias mais bonitas, a criatividade da coreografia das comissões de frente, a sincronia das alas, a fluidez das harmonias, a sincronia e a leveza dos casais de mestre-sala e porta-bandeira, a alegria emocionante das portas-estandartes (que foram abolidas do carnaval carioca), sem falar na riqueza histórica da velha guarda.

A bela Shaienne Sehnem - porta-estandarte da Bambas.
Eram bons tempos aqueles. Minha irmã sempre torceu para a Imperadores do Samba, maior rival da Bambas da Orgia. Quando a escola dela faturava o título, eu tinha que aturar todo o tipo de gozação possível: -Tua águia virou galinha", ironizava. Eu respondia: - Os jurados roubaram! O desfile da Bambas foi infinitamente melhor! Recordo de um samba do Carlos Medina, melhor intérprete do carnaval de Porto Alegre, cuja letra constata: Só tem um problema nesse amor/só tem um problema nesse amor: eu sou Bamba/eu sou Bamba/Ela é Imperador...
Mais 'crescidinho', lá estava eu cantando a música do Medina para as namoradas que torciam pela alvirrubra da Av. Padre Cacique... Mas, deixemos o meu saudosismo de lado! Não te ocuparei mais com ele. Começam daqui a pouco os desfiles do carnaval de Porto Alegre e é evidente que eu já estou com os ouvidos na Rádio Gaúcha, de olho na internet, acompanhando o que irá acontecer por lá neste primeiro dia de evento.
Futebol e carnaval - Aí está uma combinação que sempre procurei evitar, por entender que tratam-se de energias diferentes. No entanto, as convergências entre o carnaval e o futebol são muito comuns, e em Porto Alegre não é diferente. Geralmente, os torcedores do Internacional, que tem as cores vermelha e branca, torcem para a Imperadores do Samba, que veste as mesmas tonalidades. Os gremistas ( cores azul, preta e branca), costumam optar pela Bambas da Orgia - azul e branca.
Mas quis o destino, ou o coração, ou ambos, que eu fosse um colorado torcedor da Bambas da Orgia... O jornalista Paulo Sant'Ana, também foge à regra, sendo um gremista fanático pela Imperadores (ao menos não estou sozinho), mas essas combinações raramente são feitas. Para completar, a Bambas homenageou o centenário do Grêmio, em seu samba-enredo, em 2003 (tornando-se campeã), e a Imperadores, homenageará o Inter neste ano, mais precisamente, às 4h deste sábado.
Como é que eu fico nesse tipo de situação complicada? Em 2003, explico, não torci para o Grêmio (nem torcerei jamais!), mas para que a minha escola de samba do coração, Bambas da Orgia, fizesse um grande desfile e ganhasse o campeonato. Neste ano, torcerei sim, para que a Imperadores faça uma bela apresentação e honre a história centenária do Internacional. Mas eu desejo melhor sorte na avenida à Bambas, que, em se tratando de carnaval, tem a minha preferência.
Clara Nunes - Bambas da Orgia, soube daqui da Bahia, terá a eterna Clara Nunes como tema-enredo neste ano (desfila neste sábado). Como foram felizes os autores desta idéia, Sidnei Medeiros e Mário Nienow! A cantora mineira, conhecida como "A Deusa dos Orixás" contribuiu imensamente para a grandiosidade da Música Popular Brasileira. Que pena que foi morar tão cedo no céu... Encantadora, Clara foi dona de uma voz adocicada, marcante e extremamente afinada. O samba e o Brasil perderam demais com a sua ausência.
E como perdeu a Portela, também...
Bem, a ligação da Bambas com a Portela sempre foi muito intensa. Ambas vestem as cores azul e branca, e tem a águia como símbolo. Que o espírito iluminado de Clara Nunes possa abençoar cada componente da Bambas da Orgia no momento do desfile de sábado. E que a glória maior do carnaval de Porto Alegre em 2009, tenha o endereço mais ritmado da capital gaúcha: a Av. Voluntários da Pátria.
Veja também



Nenhum comentário: