terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Uma história de não-baleiros - Gentes in Lugares

Por Carlos Eduardo Freitas [cadusongs@yahoo.com.br]

Local, Buzú! Mas, espera. Como este blog pertence a uma aldeia global, não está limitado à circunscrição dos verbetes populares soteropolitanos, vou logo traduzindo... “Buzú” é o equivalente mineiro à “balaio”... Sendo mais claro, se trata de um grande ônibus (geralmente) lotado, que faz o transporte público deficitário da capital dos baianos.

Voltando, então, à história, que nem começou direito por causo de um surto repentino de aposto, o tal buzú seguia mais ou menos cheio de passageiros cansados, após um dia inteiro de trabalho fastidioso, quando aquele menino adentrou, pela porta dianteira, àquele veículo.

Ele não tinha colete, exclamara, momentos depois, a passageira Saiba Marçal. O jovem aparentando ter 16 anos de idade, com um pacote de jujubas de hortelã nas mãos, quebrou o silêncio da viagem, com gritos enfurecidos e exortações ameaçadoras. Ele jogou os pacotinhos da guloseima no colo das pessoas presentes do buzú, mesmo a contragosto delas, intimidando-as com palavras de baixo calão.

Ninguém comprou nada, lógico. Descontente pelo infortúnio da campanha de venda sem êxito, o jovem desceu do ônibus xingando e praguejando.

O blá, blá, blá foi enorme após o episódio. O cobrador gritou de imediato: “conheço esse ‘mau-elemento’, ele mora próximo a meu bairro. Vive fumando crack e tenta sempre extorquir as pessoas”.

Na contramão desta cena, que infelizmente não é isolada, há os baleiros de verdade. Que fazem da atividade um verdadeiro ofício. Tiram a renda diária, o sustento da família, da venda dos doces, em buzús, estações e ruas de Salvador. Muitos ganham até R$ 600, por mês. São legalizados pela prefeitura local, têm coletes padronizados e dão verdadeiros shows de locução e exibição propagandística dos seus produtos.

Vai uma balinha de gengibre, aí?!

  • *Carlos Eduardo Freitas é jornalista, assessor de imprensa da Associação dos Gestores Governamentais do Estado da Bahia e colaborador deste Blog desde janeiro de 2009.

Nenhum comentário: