quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Nós não aprendemos a lição

Este polêmico caso da advogada brasileira que afirmou ter sido atacada por neonazistas na Suíça, nos traz uma reflexão a respeito da postura dos meios de comunicação brasileiros em relação ao caso.
Mais uma vez, a imprensa brasileira reproduziu a denúncia como verdade absoluta, antes de apurar as informações com o devido cuidado, checando todos os dados possíveis antes de produzir publicações levianas, característica clássica do chamado "denuncismo", que se opõe ao que conhecemos como Jornalismo Investigativo.
Antes de o caso ser encerrado, já sabemos, ao menos, que a brasileira sofre de mitomania - doença que faz com que seus dependentes criem o hábito de criar mitos, a fim de chamar a atenção das pessoas em sua volta.
Eu não estou dizendo que ela mentiu em relação às agressões, até porque as investigações ainda estão em andamento. Mas a advogada brasileira, tida inicialmente como vítima, mentiu diversas vezes, até mesmo para os próprios amigos, ao falsificar a ultrassonografia, por exemplo. A imprensa só chegou a essa conclusão depois de já ter sentenciado o caso.
Alguém aí lembra do caso da Escola Base?
A impressão que tenho é a de que não aprendemos a lição.

Nenhum comentário: