terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

O estranho título da Imperadores em Porto Alegre

Foto: Daniel Marenco/ClicRBS

Me soou estranho o anúncio do título da Imperadores do Samba, em Porto Alegre, há poucos minutos. O fato de o blogueiro ser um assumido torcedor de Bambas da Orgia não me deixa nem um pouco incomodado ao escrever isto, porque minha águia querida também não mereceu a conquista, em meu entendimento. Ademais, o título da vermelho e branco me agrada por um motivo: a escola da Av. Padre Cacique homenageou o centenário do Internacional, neste ano.

Mas o título deveria estar nas mãos de uma destas três agremiações: Imperatriz Dona Leopoldina, Império da Zona Norte ou União da Vila do IAPI. Tecnicamente falando, estas escolas foram melhores que as duas mais tradicionais da capital gaúcha: Bambas e Imperadores. O título desta segunda, é injusto, em minha opinião. A primeira foi bem avaliada, pois perdeu pontos de acordo com as falhas cometidas.

Por que penso dessa forma? Ora, a Imperadores pecou demais em seu enredo. Foi superficial, ao deixar de fora em seu desfile aspectos fundamentais da história centenária do Inter. Paulo Roberto Falcão, maior ídolo vivo do colorado, sequer foi citado, tampouco esteve presente na apresentação da vermelho e branco. E olhem que ele já foi tema-enredo da escola, por sinal campeã quando o homenageou...

Não esqueçamos que o enredo também se referia, em sua proposta inicial, ao cinquentenário de Imperadores do Samba, que também foi abordado muito por cima durante o desfile. E o samba-enredo? Me desculpem os excelentes e talentosos Alessandro e Leandro Antunes, compositores tradicionais da atual campeã, mas deixou muito a desejar em relação ao conteúdo histórico (pesquisa). O rolo-compressor - time memorável do Inter das décadas de 1940 e 50 sequer é citado! A equipe tricampeã de 70 tampouco. A letra é recheada de gritos da torcida colorada ("vamo, vamo Inter..."), algo dado, já existente, pouco criativo.

Em contraponto, o samba-enredo teve a virtude de ser de fácil acesso, dotado de uma boa melodia.

Irregularidade - E não vamos esquecer da irregularidade absurda que Imperadores do Samba cometeu, pelo fato de dois componentes da escola estarem trajando camisas de jogo do Internacional, exibindo o patrocinador do clube, o que é proibido pela Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e Rio Grande do Sul (Aecpars). Esta entidade deveria punir a escola com a perda de dez pontos - está lá no regulamento!!!

Mas, não. Mesmo com as representações judiciais dos diretores de outras escolas, a Imperadores não foi punida. A Aecpars ficou em cima do muro. Por que será? A lei deixou de ser cumprida para que a Imperadores, escola que só de apoio financeiro do Inter teve R$ 400 mil, fora a assessoria jurídica para se safar deste embróglio, fosse favorecida.

Em suma, a Imperadores do Samba deveria ser punida com menos dez pontos, além de perder pontos em fantasia, enredo e música-enredo. Só perdeu no quesito mestre-sala e porta-bandeira... Vergonhoso... E olhem que os jurados foram todos "importados" do Rio.

Meu feijão - Bambas da Orgia, por sua vez, mereceu a quinta colocação. O último carro alegórico da escola teve um sério problema, pois a cabeça da águia alusiva à Portela quebrou. Já a evolução foi prejudicada pela lentidão causada pela evolução no desfile. Quase que a azul e branco "estourava" o tempo. Foi uma correria só. No mais, é claro que a agremiação fez uma ótima apresentação.

Eu respeito demais as escolas de samba, sobretudo em Porto Alegre, porque sei das dificuldades que o povo carnavalesco passa para colocar sua escola do coração na avenida. É um sentimento muito forte que merece ser respeitado, este que diz respeito ao suor de cada um deles. Mas carnaval também é competição e eu não sou cego.

Penso que o título da Imperadores do Samba é vergonhoso para o carnaval de Porto Alegre e injusto. Escolas que tiveram apresentações tecnicamente perfeitas, mas que não são tão fortes politicamente foram duramente prejudicadas, como a Imperatriz, Império e IAPI.

Eu poderia fechar os olhos, até porque meu time do coração, o Inter, também foi campeão neste carnaval.

Mas eu não posso.

2 comentários:

Anônimo disse...

Fala!!!!

Mais estranho que um gaúcho que gosta do seu carnaval morando na Bahia, é um baiano que gosta de samba e que já fez samba pra o seu Bambas da Orgia.

Abraço!!!
Guilherme Dourado

guidourado@yahoo.com.br

Murilo Gitel disse...

Valeu Guilherme!

Estranho mesmo, estranho demais!

Como somos estranhos!

Mas somos, ao mesmo tempo, iluminados, porque somos também gaúchos, somos também baianos, somos também Bambas da Orgia!

Um forte abraço!