quarta-feira, 25 de março de 2009

CDCN cobrará cumprimento de acordo entre programas de TV sensacionalistas e MPE

É preciso não ter medo,
é preciso ter a coragem de dizer.
Há os que têm vocação para escravo,
mas há os escravos que se revoltam contra a escravidão
Carlos Marighella (Rondó da Liberdade)

A apologia aos métodos de tortura, principalmente quando os torturados em questão são os negros da periferia, é uma das principais características de programas de TV sensacionalistas de Salvador (BA), tais como o "Se Liga Bocão" (TV Itapoan), "Que Venha o Povo" e "Na Mira" (TV Aratu).

O Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN) se reunirá com o promotor Almiro Sena, da Promotoria de Combate aos Crimes Raciais, nesta quinta-feira, 26 de março, às 11h, a fim de denunciar o não-cumprimento de um recente Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado pelos diretores dessas emissoras e o Ministério Público Estadual (MPE-BA).

No mesmo encontro, o CDCN e as organizações do movimento negro que atuam pelo fim do racismo nas mídias, tratará, também, da portaria baixada pelo delegado chefe da Polícia Civil, em maio de 2008, para conter os delegados que têm sido coniventes com os abusos da imprensa, ao possibilitarem a exibição de imagens de presos sob custódia do Estado a esses programas televisivos.

Atualmente, até mesmo os corpos e as perfurações de balas são mostradas em plena manhã e ao meio-dia, assim como são estimulados conflitos entre vizinhos. O único objetivo dos diretores desses programas e emissoras é o alto índice de audiência que ostentam, graças a criminalização de homens, jovens e mulheres negras.
"Televisão é uma concessão pública e se as regras de proteção da imagem estão sendo violadas e o Estado nada faz, então o Estado é Co-participe, pelo ato de omissão pública. E em pleno estado democratico de direito, onde todas as instituições estão funcionando, não podemos suportar tal ofensa em silêncio. Que o argumento da censura não seja manipulado para violar nossos direitos", destacou Vilma Reis, presidente do CDCN, em comunicado oficial.

Em nome
da responsabilidade social e da ética no jornalismo, e em defesa dos direitos humanos, este blog apoia esta luta e se coloca a disposição para ajudar no que for preciso!

Nenhum comentário: