domingo, 22 de março de 2009

Nosso retorno à Jiribatuba contou até com Terno de Reis improvisado


Cheguei há pouco de Santo Amaro de Jiribatuba (BA), povoado da Ilha de Vera Cruz (BA), onde passei o final de semana em companhia dos jornalistas Adílton Borges, Alex Jordan, André Luís Gomes e Carlos Eduardo Freitas, para a segunda fase de gravação do documentário que estamos realizando a respeito daquela localidade. Foram centenas de imagens para vídeo e fotografias, sem falar nas entrevistas em áudio.

Na manhã deste domingo, 22 de março, tivemos um dos momentos mais emocionantes de nossa jornada até então: a população local nos presenteou com uma apresentação improvisada do Terno de Reis Estrela, que costuma se apresentar nos dias 5 e 6 de janeiro de cada ano. O fato de esta cultura tradicional feita pelo povo ainda estar de pé nos cativou grandemente. É impressionante como a simplicidade pode ser, ao mesmo tempo, tão rica.
Mais uma vez, fomos extremamente bem recebidos por todos. Comerciantes, pescadores, andarilhos, não importa: foi muito bom ouvirmos, mais de uma vez, o muito obrigado de muitas Marias, de tantos Antônios, que não costumam ser valorizados nos meios de comunicação, mantendo suas histórias de vida ocultas. Reiteramos na prática, a nossa filosofia de não sermos "jornalistas de aquário" - acostumados com os ares condicionados das salas de redação (residências fixas...) e dependentes compulsivos de internet com banda larga...
Jorge Amado já dizia que o melhor que a Bahia tem para oferecer é o seu povo, porque tudo vem dele, dessa riqueza popular que não pode ficar escondida. E o jornalismo na minha concepção é isso: é conversar com o povo nas ruas, sentir os cheiros das ruas, apreender as ambiências ao máximo para depois transmiti-las a quem ainda as desconhece. É olhar nos olhos das pessoas. Ouvir mais do que perguntar, sem deixar de lado a responsabilidade social e a ética.

Ainda nesta semana, publico aqui no blog alguns vídeos de nossa autoria lá pela Ilha, além de reportagens fotográficas sobre o lugar e arquivos de áudio. Fiquem atentos!
*Atualizada com foto às 18h03, de segunda-feira, 23 de março de 2009.

Um comentário:

Unknown disse...

olá, quero somente dizer a vcs q jiribatuba é um distrito que pertence ao muinicipio de vera cruz, que está situado na ilha de itaparica