quarta-feira, 29 de julho de 2009

Cresce apelo para que jovens se engajem nas causas ambientais*

Foto: Rusty StewartEm meio as discussões dos líderes internacionais sobre as mudanças climáticas, crescem os apelos para que jovens de todo o mundo se engajem, cada vez mais, nas causas relacionadas ao meio ambiente, principalmente quando o assunto é o efeito estufa. Na segunda-feira, 27 de julho, Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, pediu aos jovens para ajudar o planeta a combater o aquecimento global, em sua visita à Mongólia. Durante evento em Brasília no dia 17, a senadora Marina Silva (PT-AC) já havia solicitado que os adolescentes brasileiros levantem essa bandeira, com o objetivo de mobilizar a sociedade civil e governos.

Da Mongólia, país que tem registrado avanços em relação ao regime democrático e ao setor financeiro, mas que segue com sérios desafios ambientais, o secretário-geral das Nações Unidas destacou o poder que os jovens possuem para convencer outros, de mesma faixa etária, a aderirem à luta pela preservação ambiental. Ban informou que irá convidar vários adolescentes de diversos países para a reunião sobre Mudança Climática, que será realizada em setembro, em Nova York, a cerca de três meses da convenção da ONU sobre o tema (COP-15), em Copenhague, na Dinamarca.

Foto: Elza Fiúza/ABr
Marina
Já Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, conclamou a juventude brasileira para participar da construção de um novo modelo de desenvolvimento sustentável, durante o 51º Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (Conune), em Brasília. Ela foi aplaudida de pé por aproximadamente 300 pessoas que assistiram ao discurso. "Não será fácil reduzir as emissões de gás carbônico para evitar o aquecimento global. Mas se os jovens fossem pragmáticos, não acredito que seria possível derrubar o regime militar", comparou.
Minc é cobrado pelos jovens
Cerca de uma semana depois do pronunciamento de Marina Silva, a Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (Rejuma), chamou a atenção das pessoas presentes no VI Fórum de Educação Ambiental, realizado entre os dias 22 e 25, no Rio de Janeiro. Os jovens entregaram um manifesto ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que participava do evento, para expressar insatisfação com a atual situação da política brasileira para o meio ambiente. De acordo com Efraim Neto, moderador da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental, as principais reivindicações presentes no documento foram:

  • A aprovação do PEC 115/150 (PEC do Cerrado e da Caatinga);
  • O não-desmantelamento do Código Ambiental Brasileiro;
  • A continuidade da Política Nacional de Educação Ambiental por meio dos coletivos jovens, coletivos educadores, salas verdades e das Conferências de Meio Ambiental, tanto a adulta como a infanto-juvenil;
  • A efetivação do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente.

*Matéria escrita pelo blogueiro e publicada no portal EcoDesenvolvimento.org

Nenhum comentário: