terça-feira, 12 de agosto de 2008

Apresentação do novo que sempre vem

Um blog, que nada mais é do que um diário virtual pessoal, mas de interesse público, não fica mais de dois anos ativo na internet, com 20.664 acessos até o momento, de acordo com informações do Portal Terra, por mero acaso. Para tal é necessário estabelecer uma espécie de pacto do 'blogueiro' com o leitor, acrescentando a este último informações relevantes para o desenvolvimento dele como indivíduo na sociedade. É difícil conseguir este feito numa era dominada pelo apelo da imagem, somada a exploração do espetáculo da miséria e do sensacionalismo sedento pelos anunciantes e a audiência, custe o que custar, num círculo (ou seria circo) vicioso sem fim.
Mas eu penso ter conseguido atingir a credibilidade junto a um público internauta selecionado, mas ao mesmo tempo, diversificado, nos últimos dois anos e seis dias, no Blog do Murilo Gitel. Meu objetivo sempre foi oferecer uma mescla de Jornalismo com a Literatura, certo de que muitas vezes extrapolei essa proposta, oferecendo algo a mais e nos dias nem tão bons, algo a menos, porque se um blog é fruto da criação humana, meus amigos, logo, ele é imperfeito. Isso sempre esteve bem claro. Mantive o mesmo endereço na Web durante todo este tempo: http://ventanias.blog.terra.com.br/, alterando uma vez o nome de Blog do Murilo Alves, para Blog do Murilo Gitel. Outra alteração foi no layout, que era azul e passou a ter um tom mais 'amarronzado' e rústico, o que rendeu elogios pomposos à página, como no caso da jornalista Agnes Mariano e do governador da Bahia, Jaques Wágner.
Eu sou muito grato ao espaço gratuito que o Portal Terra me destinou durante todo este tempo, mas também entendo que preciso tornar o blog o mais multimidiático possível, porque esta é uma das exigências do jornalismo em dias atuais. O servidor que eu dispunha ficou limitado demais e eu decidi passar a utilizar o Blogspot, que permite a publicação de vídeos na própria página, a exemplo do Wordpress. Agora, o objetivo é divulgar a mudança de servidor e endereço do blog, transferindo os leitores assíduos que tinha na página antiga para cá, além de lutar para atrair outros.
O que importa mesmo, penso eu, é a manutenção do conteúdo de qualidade e de interesse público via Web, do qual procuro em momento algum me afastar, embora confesse a dificuldade dessa missão que é árdua, mas, compensadora.
O novo sempre vem.

Nenhum comentário: