quarta-feira, 13 de agosto de 2008

"O Gre-Nal serve para arrumar a casa"

Fotos: Valdir Friolin e Arivaldo Chaves/RBS


O argentino D'Alessandro (à esq.) e Souza são as atrações do Gre-Nal de logo mais.

A declaração de que "o Gre-Nal serve para arrumar a casa" é de autoria do ex-dirigente do Internacional, Doutor e político Ibsen Pinheiro. Ela é sempre oportuna, porque naquelas bandas do Rio Grande reza a lenda de que uma gangorra perpétua reina nos destinos dos co-irmãos, o que significa dizer que quando um vai bem, o outro passa por maus lençóis.
Dito isto, como comentar previamente o clássico desta quarta-feira, às 22h, no Gigante da Beira-Rio? O Grêmio vive num legítimo mar de rosas. É o líder absoluto do Campeonato Brasileiro, com cinco pontos de vantagem sobre o segundo colocado e nada menos que 15 em relação ao rival. Já o Inter, apontado por muitos especialistas como um dos favoritos ao título da competição nacional antes do início da mesma é apenas o 10º colocado, fazendo uma campanha irregular e abaixo de todas as expectativas levando-se em conta o grupo de jogadores qualificados que possui. O tricolor gaúcho é, portanto, o favorito?
De maneira alguma. Já dizia o ex-governador rio-grandense, Ildo Meneghetti: "Gre-Nal é Gre-Nal". Não interessam os problemas e as virtudes que cercam Internacional e Grêmio, porque quando começa o jogo uma magia diferente toma conta do espetáculo, proporcionando momentos inesquecíveis para colorados e gremistas. Como esquecer do "Gre-Nal do Século", em 1988, quando o Inter derrotou o Grêmio, de virada, por 2x1, com dois jogadores a menos, eliminando o inimigo do Brasileirão? E em 1997, quando o Grêmio de Hélio dos Anjos era favotíssimo e acabou goleado em casa, por 5x2, depois de uma exibição de gala do ponta Fabiano?
Portanto, não importa se o Grêmio virá com um time recheado de reservas, por querer preservar os titulares para o Campeonato Brasileiro (o jogo hoje é pela Sul-Americana). Gre-Nal é Gre-Nal até em bolinha de gude. Ninguém quer perder. Se o Inter for derrotado, o torcedor gremista zombará, dizendo que é superior ao colorado até mesmo jogando com a equipe reserva. Já se perder, usará esta circunstância como desculpa. Não resta outra saída para quem está com a casa desarrumada a não ser a vitória. Ganhando, o Internacional arruma ânimo para fazer um grande segundo turno no Nacional. Do contrário, a bagunça atinge proporções irreversíveis.

Nenhum comentário: