terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Quem sabe faz a hora

Acabo de chegar da UniJorge. O curioso é que mesmo em férias, não consigo sair de lá... Mas foi por uma boa causa: fui prestigiar os trabalhos de conclusão de curso dos formandos do curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo. Ao mesmo tempo, dou mais um passo importante quanto a preparação de meu próprio TCC, que será defendido em parceria com o meu colega Alex Jordan em julho de 2009.
Pelo o que vi na noite desta terça-feira, 9 de dezembro, o monstro não é tão feio quanto aparenta. Estavam lá um professor/jornalista da própria UniJorge, um professor/jornalista convidado e o orientador das bancas, além de aproximadamente 20 colegas.
Seguindo a tendência de nossa sociedade cada vez mais 'imagética', foram duas bancas referentes à documentários: o primeiro tratou do tema: "Amor na Terceira Idade"; enquanto o posterior retratou o fanatismo do torcedor do Esporte Clube Bahia em: "Paixão: torcedor do Bahia".
Ambos os trabalhos produziram boas imagens e sonoras, mas pecaram em alguns detalhes importantes deste mundo acadêmico, como por exemplo a elaboração dos memoriais. Erros ortográficos e de padronização. Falhas estruturais e incoerência em relação ao produto final, enfim.
Ao final, o momento tão esperado, a hora do famoso friozinho na barriga. Observações críticas destiladas, chegou a vez das avaliações: os dois trabalhos foram aprovados. O primeiro com nota 9, o segundo com 8,5. Muita festa dos formandos, cumprimentos de todos e adeus tia Chica: eis os jornalistas!
Irei acompanhar todas as outras bancas no decorrer desta semana. Quero saber o quê os mestres avaliam e como avaliam. Desejo observar ao máximo, como sempre fiz, para que o meu trabalho final de graduação seja condizente com o meu histórico de atuação durante os quatro anos que me dediquei para alcançar este, que considero mais um degrau importante da escada que pretendo galgar.

Nenhum comentário: