segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Campeonato manchado

Como eu já havia adiantado anteontem, não seria justamente na partida decisiva entre Goiás x São Paulo, na última rodada do Brasileirão, que a arbitragem comandada por Jaílson de Macedo sairia ilesa, sem cometer ao menos um erro grave. Não quero aqui menosprezar a conquista são-paulina, que é sim merecida, até porque trata-se do clube mais bem estruturado do país nos últimos anos e que teve uma recuperação notável no segundo turno. Mas o que foi aquilo? O atacante Borges foi ilegal, a pelo menos um metro impedido. Nem Macedo, nem o assistente dele que cobriu aquele lado da jogada perceberam???
Tudo bem que caso o gol fosse invalidado, o São Paulo seria campeão do mesmo jeito, afinal, até mesmo o empate lhe servia, mas, cá entre nós, coincidentemente ou não (como diria Caetano) o favorecimento aos paulistas ocorreu 24h depois da interceptção do tal envelope cheio de dinheiro que teria o árbitro Wagner Tardelli - inicialmente escalado para a partida - como destinatário.
Tardelli, que é árbitro da Fifa e tem 20 anos de experiência é um homem honesto e faz parte do que há de melhor na arbitragem brasileira. A Confederação Brasileira de Futebol ficou de esclarecer o ocorrido ainda nesta segunda-feira, 8 de dezembro, pois já enviou o material que tem em mãos ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que deverá instaurar um inquérito para apurar o caso. Já o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo del Nero insinuou que o São Paulo está envolvido com a tentativa de manipulação, o que fez com que o clube do Morumbi ficasse revoltado e pedisse a desfiliação do órgão.
Em tempo: o São Paulo foi beneficiado em pelo menos quatro jogos deste Brasileirão. Alguém já esqueceu, por exemplo, do gol legítimo do Botafogo mal anulado pela arbitragem na partida contra os tricolores? Não esqueçamos que a vantagem do time comandado pelo técnico Murici Ramalho foi de apenas três pontos em relação ao vice-campeão Grêmio.
Vamos esperar o desenrolar desse caso. Espero que essa denúncia não acabe em pizza. A CBF já sabe quem foi que tentou subornar a arbitragem do jogo Goiás x São Paulo. Os culpados deverão ser devidamente punidos. É pelo bem do futebol. O certo é que este campeonato terminou manchado, embora boa parte dos meios de comunicação do Sudeste estejam fazendo de contas que nada aconteceu, ao som de orquestra sinfônica e tudo...

Nenhum comentário: