Este blog completará dois anos e cinco meses no mês de janeiro de 2009. Considero um verdadeiro feito, levando-se em consideração que durante a maior parte desse tempo sequer dispus de computador com internet. Mesmo assim, acredito que consegui mantê-lo atualizado com relativa regularidade, sempre com o objetivo de oferecer um conteúdo de qualidade para os internautas.
Fiz com que este espaço sofresse mudanças com o tempo, a fim de acompanhar as tendências e ampliar o número de leitores. O primeiro nome foi “Pensamentos Soltos”, com um layout azul escuro. Posteriormente, dei o meu nome ao blog, mas alterei o design gráfico, ao adotar uma cor amarelada, em uma interface bem rústica. Nessa época, o endereço ainda era o ventanias.blog.terra.com.br
Interface antiga do blog, ainda no portal Terra
Se eu pudesse destacar um momento que demarcasse o crescimento deste blog em 2008, destacaria o episódio das trocas de farpas com a ex-coordenadora do curso de Comunicação Social da UniJorge. Ela reprovou um post que fiz repercutindo a crise do curso de jornalismo entre os alunos do sexto e do sétimo semestre noturno, que reprovaram a aprovação que ela fez de uma grade semestral monstruosa, com oito disciplinas, sem falar nas aulas com as junções de turma, em que tínhamos cerca de 60 alunos na sala de aula e rendimento zero. Ela ameaçou me processar, porque neguei a ela um direito de resposta, mas não o fez, porque não teve peito e sabia que iria perder. Acabou desligada da instituição. A polêmica renderia centenas de acessos e mais de 80 comentários.
Vida pessoal e interesse público
Muitas pessoas me enviam emails questionando o fato de eu praticamente não falar de mim, de minha vida pessoal no blog. Sinceramente, a minha proposta não é essa. Um espaço como este, pode ser sim um diário virtual e ele já é usado por milhares de pessoas que se sentem bem falando de si para os internautas, tornando públicos aspectos pessoais de suas vidas.
Não cabe a mim nem a ninguém julgar quem faz essa opção. Mas o meu objetivo é outro. A meta aqui é divulgar um conteúdo de interesse público, mesmo quando esporadicamente eu faça parte dele. Eu não exponho nem a mim, tampouco as pessoas que convivem comigo porque não vejo necessidade para tal. Não preciso disso para me sentir melhor, mas, como futuro jornalista, preciso fazer algo, por mais simples e imperfeito que seja, a fim de oferecer um conteúdo que não seja supérfluo e vão.
É por isso e para isso que eu escrevo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário