quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Um novo jornalismo é possível

Foto: Allan Patrick
Eu estava no estágio na manhã desta quarta-feira, 10 de dezembro e precisava redigir um post a respeito de Portugal - o país acaba de assumir a terceira colocação na produção de energias renováveis em toda a Europa. Tinha as principais informações bem na minha frente e poderia ter começado a redigir o texto na hora em que bem entendesse. Não haveria dificuldade alguma. Mas preferi pensar em abrir a notícia de um modo diferente, em minha insana busca por alternativas menos secas que o lead.
Foi então que me lembrei de um fado. Bem, na verdade não era um fado qualquer. Era "Uma casa portuguesa com certeza", composição de autoria dos lusitanos V.M Sequeira, Artur Fonseca e Reinaldo Ferreira, interpretada pela antológica Amália Rodrigues (a "Rainha do Fado"). Pensei: eureca! Não seria esta 'uma conquista portuguesa' com certeza???
Encontrava aí a minha abertura: "É uma conquista portuguesa, com certeza". A adaptação da música imortalizada pela cantora Amália Rodrigues (a "Rainha do Fado") tem seu sentido. É que Portugal já é o terceiro maior produtor de energia elétrica a partir de fontes renováveis em todo o continente europeu. O país só está atrás da Áustria e da Suécia, mas cresce vertiginosamente desde 2006. A energia eólica é a que registrou maior aumento nas terras lusitanas. Foram 9% no primeiro semestre de 2008 em relação ao mesmo período de 2007. E os bons ventos não param de soprar".
Caso eu seguisse o velho e tradicional 'lidão', ficaria assim: "Portugal acaba de ocupar a terceira colocação na produção de energia renovável em toda a Europa. O país só está atrás da Áustria e da Suécia, mas cresce vertiginosamente desde 2006. A energia eólica é que registrou maior aumento nas terras lusitanas. Foram 9% no primeiro semestre de 2008 em relação ao mesmo período de 2007. O objetivo do governo português é aumentar estes índices até 2020".
Leia o texto na íntegra no portal Ecodesenvolvimento
Obs: A chamada para a notícia está na "home": www.ecodesenvolvimento.org.br

Nenhum comentário: