quinta-feira, 4 de setembro de 2008

"Peraí Motô" - na Coluna 'Eu Mereço' desta semana

Arte gráfica: Zeca de Souza/TVE-Ba


O cronista irreverente
Por Alex Jordan*
- Peraê motô!
Tum! Tum! (batidas na lateral da lotação)
Odeio correr atrás de ônibus, mas isso tem sido muito freqüente. Não sei o que está acontecendo com os motoristas, que, quando não seguem direto, param a 50 m do ponto.
Passei e passo muito tempo no buzú. Graças a isso, ganhei alguma experiência de como se comportar em um buzão. Ao longo deste texto, estarei dando algumas dicas.
Reza a lenda que aos quatro anos de idade, o pequeno Alex sonhava em crescer para conseguir segurar (sem múltiplos sentidos, por favor) o ferro que fica no teto. O guri sempre passava sufoco por não ter onde se apoiar e as quedas eram constantes, já que o “bus” estava sempre cheio e ele não conseguia sequer sair do meio do corredor. Esforçava-se aparentemente em vão, mas, assim como as girafas esticam seu pescoço (lá ele!), a criança magrela espichou as pernas e três meses depois já até puxava a cordinha.
Não me recordo se foram dois ou três meses, o fato é que ocorreu em um curto espaço de tempo. Graças ao meu exemplo pessoal, a teoria da evolução de Darwin foi aceita no meio científico e guardo uma carta de agradecimento do pai da evolução moldurada na parede da minha sala.
Mas, minha credibilidade para dar conselhos foi fruto de anos de várias atividades. Minhas aventuras no ônibus ficam para uma outra crônica, ou seja, vai depender do que eu esteja fazendo.
A primeira dica é que com exceção do vento no rosto, sentar na janela só traz desvantagem. Uma delas é que aumentam as chances de qualquer objeto vindo de fora do ônibus te atingir. Sem falar que sentar no corredor, mesmo quando o outro assento está vago é um aviso explícito de que não quer ninguém pentelhando ao seu lado.
Mantenha sempre um bom relacionamento com o motorista (falo de convivência, se quiser partir para algo sexual, aí já é contigo, não tenho nada a ver com a sua vida). Pense que ali está um profissional mal remunerado, que passa mais de oito horas se estressando com o trânsito. Quer mais motivos para ele não parar para você? É o momento em que ele tem o poder. Caso conquiste a amizade deste trabalhador, até entrar pela frente e sentar na cadeira do idoso vai poder.

- Aí “moto”: sou aquele sujeito estranho, magrelo, que sempre pára na UniJorge! Gostou do profissional, hein?
Enquanto o “h” com o “moto” não cola, fique ao menos com dois assentos de distância, pois sempre aparecem idosos, grávidas e deficientes, e como você leitor é cidadão, terá que ceder o lugar. Siga a margem de segurança, pois sempre tem um mal-educado que não levanta e acaba sobrando para ti o papel de bom moço.

Caso não tenha opção para repousar e já que vai ficar em pé, procure um local com uma vista agradável, de preferência um decote atraente. Olhar não tira pedaço, ainda mais se você for capaz de ser discreto. Só te lembro para ter um pouco de dignidade e não aproveitar o aperto ou as freadas bruscas para sair roçando nos outros. Lembre-se do Japão. Graças a essa prática, os metrôs são divididos por gênero sexual.

Já sinto a indignação e os comentários de insatisfação do público feminino do blog me acusando de machista. Não estou sendo de forma alguma, apenas não tenho como dar muitas dicas quanto à maneira pela qual você deva se comportar, afinal sou homem. As duas dicas vão acabar com a linha do humor sem graça que tenho adotado até o momento.

Bem, leitora que não conheço, como já fui assaltado desta forma e conheço mulheres que também o foram, então peço que não procurem locais afastados, dê preferência aos lugares que estão perto do motorista ou do cobrador. Isso previne os furtos. Outra dica valiosa é a seguinte: ao comprar algo no ônibus, não abra muito a bolsa. Os próprios ambulantes dizem o quanto é fácil furtar vacilando deste jeito.Já está na hora do meu Brotas passar, moro na Boca do Rio, se eu perder esse aí, volto para casa a pé, e essa história já tive que contar e espero que não se repita!
*Alex Jordan é estudante do 7º semestre de Jornalismo da UniJorge, em Salvador-Ba. É colaborador do blog desde 2007.

2 comentários:

Maiara Bonfim disse...

huaahuaha

Dicas de comportamento dentro de ônibus: ótima essa!

E o desenho? Nossaaaa... Parece mto!

MuriloAlves disse...

E não é? A arte gráfica é do publicitário Zeca de Souza, seu colega de TVE. Ele trabalha na Produção.