segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Ah, Ilha dos Frades

Foto: Murilo Gitel - 30/8/2008

Passei o meu último final de semana na Ilha dos Frades, entre Madre de Deus e Salvador. Fiquei lá de sábado para domingo, mas bem que pensei em ficar a vida toda. Que lugar maravilhoso! Como a natureza foi generosa com a Bahia. E como sou grato a esses ventos que me trouxeram para cá.

A Ilha dos Frades tem a forma de uma estrela de 15 pontas e em cada ponta fica uma de sua praias. Trata-se de uma reserva ecológica tombada como patrimônio municipal em 1982. Na Ilha dos Frades há registros históricos dos jesuítas que foram donos do lugar, antes de serem sido expulsos. Foi denominada antes como "Ilha dos Monges" e Paramana - nome de uma de suas praias, atualmente, que quer dizer "Chuva do Mar", em indígena.
Esta ilha da Baía de Todos os Santos possui somente 8 km de extensão. É ideal para mergulhos e caminhadas nas trilhas de mata nativa. O Pau-Brasil faz parte até hoje da paisagem da localidade. Leva a nomenclatura de Ilha dos Frades, segundo historiadores, por conta de um suposto naufrágio que fez com que os padres chegassem à Ilha, sendo devorados logo em seguida pelos Tupinambás.
Foto: Murilo Gitel - 30/8/2008

Ruínas do armazém onde eram vendidos os escravos na Ilha
Em todas as partes, há vestígios da presença dos jesuítas e da escravidão na Ilha dos Frades. Uma rápida caminhada em uma das trilhas da praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe confirma a versão dos nativos, que falam nos armazéns onde os escravos chegados da África ficavam de quarentena, casas de farinha e entrepostos para os negros africanos engordarem antes das vendas dos colonizadores.
Foto: Murilo Gitel - 30/8/2008

Igreja de Nossa Senhora do Loreto: fiéis só chegam de barco

Na Ilha dos Frades existem duas igrejas: a de Nossa Senhora do Loreto (foto) e a de Nossa Senhora do Guadalupe. A primeira, localizada na Ponta do Loreto, foi construída entre 1640 e 1645. É um dos locais mais belos da ilha, onde uma pequena enseada faz com que a mata beire ao mar. A praia do Loreto, onde está o templo religioso é a região mais funda da Baía de Todos os Santos.

Já a segunda igreja, a da Ponta de Guadalupe se localiza em um dos pontos mais visitados por escunas, onde há uma dezena de barracas de praias, das quais a principal especialidade são as lagostas aferventadas.
Foto: Murilo Gitel - 30/8/2008

A primeira vez a gente não esquece: precisei de 22 anos para comer lagosta...
Foto: Murilo Gitel - 30/8/2008





O nativo Sérgio ajudou bastante na viagem à Ilha: ele é pescador e mergulhador

Desmentindo a Wikipédia - O último internauta que atualizou as informações da Ilha dos Frades, postou: "A tradição oral nativa conta que, durante décadas, a ilha dos Frades foi dominada por um fazendeiro denominado Gabriel Viana, que no estilo dos "coronéis" dos tempos da República Velha, agia como um verdadeiro senhor feudal, decidindo sobre a vida e a morte dos moradores, ora sendo um benfeitor da comunidade local, através de práticas assistencialistas, ora sendo um dominador autoritário". Bem, durante todas as entrevistas que fiz com os moradores de Paramana, absolutamente nenhum confirmou esse lado virulento do Dr. Gabriel Vianna, que, por sinal era irmão do ex-governador da Bahia, Luiz Vianna Filho. Inclusive, o médico que era chamado de "o dono da Ilha" morreu no 3º Barreiro, em Monte Serrát, Salvador, onde eu moro.
Foto: Murilo Gitel - 30/8/2008

Praia do Torto, na Ilha dos Frades: 7h de domingo, 31.
O acesso a Ilha é feito por meio do terminal marítico de Madre de Deus, município que fica à 50 km da capital baiana. O preço da travessia até a Ilha é de R$2. A viagem dura cerca de 20 minutos. Da Praia do Torto até a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, os barcos levam mais 20 minutos.
A energia elétrica só chegou na Ilha há três anos. No entanto, os moradores locais ainda sofrem com problemas de água. Paramana, com 956 moradores é a praia mais povoada da Ilha dos Frades. No lugar, só existe uma escola até a 4ª série do Ensino Fundamental. Os demais estudantes precisam ir de barco a Madre de Deus diariamente. Ao menos, desde 2007, a prefeitura de Salvador disponibiliza as embarcações para os estudantes. Com apenas um mercadinho no local, considerado caro pelos nativos, as grandes compras também são feitas em Madre de Deus. Os barcos chegam cheios de sacolas.
Foto: Murilo Gitel - 30/8/2008

"Meu destino não é de ninguém/eu não deixo os meus passos no chão"


O blogueiro, durante à viagem, com um dos navios da Petrobras, de fundo.


2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo trabalho!

Depois dê uma olhadinha no meu blog: chagastur.blospot.com.

Abraços

Chagas

Anônimo disse...

Congratulações pelo belo texto, inclusive postei com o crédito é lógigo no meu fotolog por ser a melhor informação encontrada para me esclarecer a localidadeond devo passar o revllion 2010

Obrigada

Luciene