sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Tem quebra de tabu no blog: Alex Jordan consegue entregar duas crônicas em uma única semana para a coluna "Eu Mereço"

Arte gráfica: Zeca de Souza/TVE-BA


O cronista irreverente

Por Alex Jordan*
“Pare o mundo que eu quero descer”. A canção é de Silvio Brito, mas não consigo pensar em frase melhor para expressar o quanto estou assustado com tanta loucura. Concordo em gênero número e grau com Nando Reis, quando ele diz na música Relicário, cantada em parceria com a saudosa Cássia Eller, que “o mundo está ao contrário e ninguém reparou.” Quer prova da estranheza mais clara do que eu ter feito mais um texto em menos de uma semana? Daí já da para imaginar o quanto estou angustiado com tudo que está acontecendo. Já que isso não basta para você, seguem mais exemplos:
Vivemos em uma era em que as mudanças acontecem em uma grande velocidade e se você não se segurar bem, acaba caindo. A tecnologia, em parte, contribui para essa série de mudanças. Na minha infância, no sertão chamado Boca do Rio (sertão é a maneira carinhosa da qual chamo o meu bairro, não leve ao pé da letra), gude, arraia, carrinho de lata com areia (nossa! como isso era divertido) eram os brinquedos que divertiam os guris. A diversão mais tecnológica da qual brincávamos era o vídeo game Atari. Enduro era meu jogo predileto. Ter que passar 200 carros na primeira fase era um desafio e tanto. Depois de um tempo, veio o Super Nintendo com o Super Star Soccer, que lotava as locadoras e integrou pessoas de toda a rua e de todas as idades. Poderia contar tudo sobre vídeo game, mas não é esse o objetivo desse texto, então essa parte fica por aqui.
A tecnologia não evoluiu apenas nos jogos eletrônicos. O celular é o objeto mais presente no nosso cotidiano, que posso usar como exemplo. No início, apenas os ricos tinham celular, que possuía apenas a função de ligar e receber ligações. Os que tinham agenda telefônica eram venerados. O tamanho do aparelho era semelhante ao de um micro sistem, considerados verdadeiras armas brancas. Hoje em dia, o aparelho acumula inúmeras funções e nenhuma das que vou citar é hipérbole. Com o “telefone” (se é que podemos mais chamá-lo assim), a pessoa é capaz de usar internet, tirar fotos, filmar, ouvir música, escutar rádio, fazer compras e até abrir a porta do carro.
Só que toda essa evolução não ficou apenas no campo tecnológico e é isso que me faz sentir o único a observar o apocalipse chegando. Quer dizer, eu e os crentes que entregam aqueles folhetinhos. Não estou sendo paranóico e vou provar isso com mais exemplos.
O hábito alimentar foi um dos que sofreram mudanças. O que parecia imutável sofreu a ação do progresso. Leite, soja, frango sempre foram exemplos de alimentos saudáveis. Quem queria ter uma qualidade alimentar, deveria recorrer a essas comidas, hoje em dia não mais. A soja, com toda a polêmica dos alimentos transgênicos tornou-se vilã mesmo quando não é consumida. O frango, com metade da idade de abate, ganha peso com doses de hormônios. E esses hormônios passam para os seres humanos, ou você nunca percebeu meninas de 12 anos com o corpo de 16? Já o leite, além de contar com os hormônios é adulterado. Na China, pessoas morreram e até animais passaram mal após a ingestão do laticínio.
O comportamento humano é o que mais me impressiona atualmente. Toda linda donzela sonhava com seu príncipe encantado, que viria em um cavalo branco e depois de meses de conversa, pegar-lhe-ia na mão e, em seguida, daria um beijo rápido após a distração do sogrão. Hoje em dia, tudo mudou. Vamos apontar as mudanças começando pelo príncipe. Atualmente, não é ele que vai em direção à amada enfrentando dragões, bruxas, feitiços entre outras dificuldades, subindo em tranças e tudo mais. Em vez de espada, carrega um “ferro na cinta”. Suas atividades são ilícitas. E agora, é ele que está aprisionado, por conta de algum crime que cometeu.
Outra mudança fica no campo do namoro. Se antes para pegar na mão era um sacrifício, hoje essa etapa não existe mais. Existem festas como o “cala a boca e beija logo”... Vou economizar as palavras, o nome já diz tudo. Pulando de um extremo ao outro, temos os namoros virtuais, onde os pombinhos internautas nunca se viram, mas constroem um relacionamento sólido, já houve até casamento via internet, pode?
As próprias donzelas não são as mesmas. Agora é a “mocinha” que sobe o morro, deixando todo o conforto de seu lar, para namorar com um traficante. Antes o objetivo delas era o de perder o “selinho”, como diz o funk, quando encontrasse a pessoa ideal na vida. Hoje, o buraco é bem mais embaixo e rentável. Vou começar pelo Brasil. Carol Miranda, sobrinha de consideração de Gretchen, vai fazer um filme pornô. Até ai nada de anormal, já que Alexandre Frota deixou a moda de pessoas famosas migrarem para o “cinema de entretenimento adulto.”
Só que a bela Carol afirma ser virgem. Para os leitores mais agressivos não falarem que isso é coisa de brasileiro, vou aos exemplos internacionais. Uma jovem americana de pseudônimo Natalie Dylan, 22 anos está leiloando a sua virgindade por um milhão de dólares. Nat é muito gostosa, MEU DEUS ALGUÉM ME EMPRESTA UM MILHÃO DE DÓLARES EU PAGO COM JUROS, JURO, DE BOA... Desculpe, mas a figura é coisa de louco, voltando, segundo a bela mulher, o dinheiro é para financiar os estudos. Eita faculdade cara! Para cursá-la, deve ser f*! Já a modelo italiana Raffaele Fico, de 20 aninhos, cobrou um milhão de euros para ter a sua primeira noite de “amor”. Amor sim, não é eufemismo. Qual mulher não ama um cara que pode pagar uma quantia dessas? A virgem italiana que participou da versão Big Brother da Itália nem é tão bonita assim. Encontro centenas de mulheres, muito mais belas a todo o instante, nos corredores do Centro Acadêmico em que estudo.
A relação entre família também mudou, e para pior. As gêmeas Noor e Zayna Ellemore revelaram para seus familiares em entrevista na TV para todo o Reino Unido que eram atrizes pornôs (eu sei essa crônica está recheada de sexo, tinha que ter algo para relaxar não acha?) Voltando para o nosso continente, temos Amy, uma blogueira de 26 anos que quer ser mãe e procura doador de sêmen pela rede mundial de pessoas conectadas a computadores. Puxa! O que acontecerá quando ela enjoar da criança? Vai jogar pela janela?
Tudo se inverte no mundo e no Estado dos Absurdos a coisa não seria diferente. Como dizia a música dos Racionais MC´s, “OTUS 500”, quem ontem era a caça hoje é o predador”. Bandidos que antes eram intimidados pelos homens responsáveis por nossa segurança, hoje em dia matam sem piedade os homens de farda. A insegurança que antes habitava apenas na mente do cidadão comum, agora atinge a toda corporação policial. Só na capital baiana, 25 policiais foram assassinados este ano.
Continuando em Salvador, Neto (ACM Neto) se desligou da imagem do Toinho, para tentar a prefeitura da cidade. Quem poderia imaginar isso? A herança que seu avô deixou na política baiana, parece que não é positiva para o candidato. No site do Correio, que pertence à família Magalhães é possível ler ofensas ao morto deixadas por diversos internautas. Quem imaginaria algo assim?
Muita coisa me deixa abismado nessa primeira década do século XXI. O bug do milênio está presente em cada sociedade. O texto já está longo, então vou encerrar por aqui, mas não sem antes voltar para a discussão do sexo e como ele é tratado. Antes era opção sexual, depois passou a ser encarado como preferência sexual, na opinião dos defensores da expressão, a pessoa não escolhe de que gênero gosta, logo, não pode ser opção. Só que atualmente seria mais correto em alguns casos chamar de moda sexual. Os emos, por exemplo, ficam com pessoas do mesmo sexo, sexo oposto, dependendo da tendência que está prevalecendo no grupinho em determinado dia.
Bem, vou continuar como um observador apreensivo sem saber o que esperar de toda essa loucura. A fome já me faz desejar que o mar pegue fogo para que eu possa comer peixe frito! Ah, Rau! Quando acabar, o maluco sou eu! Falando em maluco, alguém vai me emprestar aquele milhão? Nat me espera!!!
*Alex Jordan tem 22 anos e é estudante do sétimo semestre de Jornalismo na Unijorge, em Salvador-BA. Colabora com o Blog desde 2007.
Fale com o Alex: alex341@hotmail.com

Nenhum comentário: