quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Pinheiro centrado

Arte gráfica: Carlos Eduardo Freitas/Salvador RE-vista


O companheiro Walter Pinheiro mantém a simpatia, mesmo sem apoio explícito de Lula.
Impressiona o crescimento do petista Walter Pinheiro na corrida à prefeitura de Salvador. Quem imaginava que o deputado não passaria de mero coadjuvante nas eleições deste ano parece ter se enganado redondamente. Na projeção do Ibope divulgada na semana passada, por exemplo, ele já aparece na terceira colocação, atrás apenas de ACM Neto (DEM) e do prefeito João Henrique (PMDB), superando, inclusive o ex-prefeito Antônio Imbassahy (PSDB).
A receita demonstra ser bem simples: aproveitar os ataques destemperados do quarteto Neto-JH-Imbassahy-Hilton, que se desgastam entre si e apresentar propostas viáveis na tentativa de amenizar ou solucionar os principais problemas da capital baiana. É claro que a campanha de Pinheiro também tem defeitos. Ele se apega demais às figuras do governador Jaques Wágner e a do multi-cabo-eleitoral Lula, mesmo sem ter o apoio explícito de ambos, por conta da forte ligação dos governos estadual e federal com os demais partidos da base aliada, sobretudo o PMDB.
No entanto, o desempenho nas urnas no dia 5 de outubro tem tudo para ser surpreendente. Que não se subestime um possível segundo turno entre o petista e ACM (o Neto...), ou até mesmo um Pinheiro x João Henrique.
O PT, há tempos não é o mesmo, como costuma enfatizar o ex-militante e hoje candidato pelo PSOL Hilton Coelho.
Mas o partido da estrela ainda é muito forte, porque conta com boa parte do apelo popular.

Em tempo: um agradecimento especial ao meu colega e amigo Carlos Eduardo Freitas, o Dudu, formando em jornalismo lá da UniJorge, que além de nos presentear com excelentes textos no Salvador RE-vista, me ofereceu, gentilmente, esta bela criação gráfica do deputado Walter Pinheiro.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, Murilão! Aquele abraço, meu amigo!
De fato, Pinheiro tem se destacado e surpreendido em sua campanha. Como eu não confio nenhum pouco nessas pesquisas eleitoreiras... Acredito também que veremos boas surpresas no dia 5/9.
Ah! É sempre uma alegria contribuir com o Blog do Murilo Gitel... disponha, meu caro.

Murilo Gitel disse...

Valeu, Dudu!

Tua participação é sempre importante.

Quanto as pesquisas, o que dizer? Elas não são feitas por empresas privadas e encomendadas por grupos cobertos de interesses no capital privado?

Um grande abraço!