quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Algumas coisas que eu não admito no futebol

Foto: Diego Vara/RBS

Tem coisas no futebol que eu não admito. São demais para mim. Da tarde de domingo, 18 de janeiro, à noite desta quarta-feira, 20, assisti a dois jogos pela TV: Itabuna x Bahia e Internacional x Santa Cruz, ambos pelos campeonatos estaduais, baiano e gaúcho, respectivamente. Nas duas partidas, os times da capital foram incompetentes para ganharem das equipes do interior. Incompetentes mesmo!

Clubes da grandeza de Inter e Bahia têm a obrigação de ganhar os seus jogos pelos campeonatos regionais. Por que faço essa afirmação? Oras, eles possuem uma estrutura infinitamente superior a dos famigerados times do interior, que não contam com apoio nenhum e fazem futebol com um esforço quase que sobrenatural, avessos aos patrocinadores milionários e apoios de instituições públicas que as equipes da capital possuem.

Só para se ter idéia, o salário de um único jogador do colorado, o meia Alex, por exemplo (estimado em R$ 90 mil/mês) é equivalente ao de todo o grupo de jogadores inscritos pelo Santa Cruz para a disputa do Gauchão - toda a folha salarial dos santacruzenses. Isso sem falar na infraestrutura que o time da capital tem em relação ao do interior, em relação a campos de treinamento, instalações para exercícios e concentração, qualidade profissional, atenção da mídia, torcida gigantesca, aparato médico...

E não é que o Inter apenas empatou com o Santa Cruz, ontem à noite, em pleno Beira-Rio, em Porto Alegre? E não é que o Bahia somente empatou (e quase perdeu) para o Itabuna, no sul do Estado, no domingo? Sinceramente, o que mais me incomoda é ouvir as desculpas esfarrapadas da imprensa das capitais (ou seria capitalista?) para tentar justificar os tropeços dos grandes clubes. Falam que "os atletas estão com a musculatura travada, porque é início de temporada". Sim, cara pálida, mas o dos times interioranos também não estão no começo de atividades no ano???

"Falta entrosamento, faltam os reforços que ainda irão chegar, falta ter mais tranquilidade para fazer os gols".

Quer saber? Falta é vergonha na cara!


Nenhum comentário: