terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Quintaneando


O poeta gaúcho nasceu em 1906 e partiu há cinco anos.

O blog estará homenageando o poeta Mário Quintana nesses dias. Gaúcho de Alegrete, Mário de Miranda Quintana nasceu no dia 30 de julho de 1906 e morreu em Porto Alegre, em 5 de maio de 1994, aos 86 anos de idade. Auxiliado pelos pais, o farmacêutico Celso Oliveira Quintana e a dona de casa Virgínia de Miranda Quintana, aprendeu a ler aos 7 anos, tendo como cartilha o jornal Correio do Povo - ainda em circulação.
Um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos, Mário Quintana escreveu cerca de 40 livros. Muitas de suas obras foram traduzidas para outras línguas. No Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro, ganhou centros culturais com o seu nome, atualmente tombados como patrimônio público do Estado. De acordo com Fausto Cunha, o escritor soube se manter fiel ao seu gênio poético, à sua vocação lírica, quando tantos em torno dele se esgotavam em caminhos equivocados.
"Não raro abrindo mão de sua face dita angelical para refletir imagens da vida com fina ironia e, às vezes, com ácido sarcasmo", destacou Cunha.
Portanto, a partir desta terça-feira, 6 de janeiro, publico o primeiro de dez poemas mais do que especiais do imortal Mário Quintana.

Nenhum comentário: